GUIA

Controle parental

Como pais e responsáveis, temos a responsabilidade de cuidar da segurança dos nossos filhos, tanto em lugares físicos quanto online. Como sabemos, as crianças e adolescentes usam bastante as plataformas online não só para diversão, mas também para se comunicar e se expressar, sendo uma maneira importante de se conectar. No entanto, é importante estar ciente dos possíveis riscos. Por isso, preparamos um guia fácil para que você saiba como usar as principais ferramentas de controle parental nas plataformas digitais mais comuns no Brasil.

O guia será dividido por plataforma, mostrando como acessar as ferramentas dos aplicativos, quais são suas funções principais e como utilizá-las. Nosso objetivo é explicar essas ferramentas de forma prática, para que os pais e responsáveis possam aprender a utilizá-las sem complicações. Ressaltamos a importância dos pais e responsáveis discutir esses recursos com seus filhos e explicar a decisão de ativá-los.

1. TikTok

Idade Mínima: 13 anos.

1.1. Sincronização Familiar

No recurso de Sincronização Familiar, os pais podem vincular suas contas TikTok às de seus filhos adolescentes para ativar as configurações relacionadas a conteúdo, privacidade e bem-estar. Em vez de pedir para ver o celular a todo momento, os responsáveis podem apenas acompanhar, de modo menos invasivo, como o aplicativo está sendo usado para criar, se expressar e se divertir.

COMO ATIVAR

O recurso é ativado por meio de um QR Code gerado no celular do adolescente. Os pais e responsáveis precisam abrir seu próprio aplicativo e escanear o código com a câmera para fazer a sincronização das contas. Feito isso, todas as configurações de segurança e dados úteis serão compartilhados entre as contas, dando ao perfil dos pais/tutores a capacidade de ativar o modo restrito ou de ajustar medidas de privacidade.

TikTok: como usar a ferramenta de controle para os filhos - MacMagazine

PASSO-A-PASSO:
  1. Abra o aplicativo do TikTok no seu celular;
  2. Toque na guia Perfil, na barra inferior;
  3. Vá até o ícone do menu sanduíche (três traços paralelos);
  4. Toque em "Configurações e privacidade";
  5. Nas Configurações, busque pela opção Sincronização Familiar.

Se quiser sincronizar a conta do adolescente, precisará gerar o QR Code como "Pai/mãe" e escaneá-lo pelo celular do jovem. O vínculo será estabelecido e a conta escaneada passará a ter acesso aos dados do perfil do filho diretamente no seu próprio app, sem precisar usar novamente o aparelho dele.

DEFINIÇÕES DISPONÍVEIS

A ferramenta permite que os pais e responsáveis definam as seguintes questões:

  1. tempo de tela diário:

O recurso original da ferramenta permite que os pais imponham um limite de tempo por dia que seus filhos podem permanecer no TikTok, evitando que o uso da rede social acabe ocupando espaço que deveria ser dedicado aos estudos ou outras atividades. As opções são de 40, 60, 90 ou 120 minutos diários. É possível criar um código de acesso que você pode inserir para permitir que seu adolescente estenda o tempo de tela deles.

  1. restringir apresentação de conteúdo que pode não ser apropriado para a idade do filho;

Com a ativação do modo restrito, conteúdo que seja considerado inapropriado para menores pelo TikTok não aparecerá entre as sugestões do feed Para Você do perfil do adolescente. Já o perfil restrito, mais conhecido, impede que qualquer pessoa possa encontrar a conta e ver as publicações do jovem.

Você pode selecionar palavras-chave e hashtags das páginas Para você e Seguindo do seu adolescente e usá-las para filtrar vídeos. Além disso, você poderá gerenciar quem vê a lista de palavras-chave.

  1. definir se o adolescente pode fazer pesquisa de conteúdo dentro da plataforma;

Essa opção possibilita o bloqueio da barra de pesquisa da aba Descobrir. Com isso, o usuário não poderá buscar por usuários, hashtags ou fazer qualquer outra pesquisa. Ele continua podendo visualizar conteúdos na aba Descobrir e seguir novos usuários que apareçam para ele.

  1. silenciar notificações

Embora o TikTok tenha notificações programadas para adolescentes de 13 a 15 anos e de 16 a 17 anos, você pode programar um horário todos os dias em que seu adolescente não receberá notificações.

  1. restringir mensagens diretas

Você pode restringir quem pode enviar mensagens diretas para o seu adolescente ou desativar completamente as mensagens diretas. Se o seu filho tem entre 13 e 15 anos, você não precisa se preocupar com mensagens diretas, pois elas são automaticamente desativadas quando você se cadastra no aplicativo.

  1. estabelecer se o perfil do filho pode aparecer como sugestão para outras pessoas;
  2. decidir quem pode comentar nos vídeos produzidos pelo adolescente;

1.2. Modo Restrito

O modo restrito é importante, pois limita a exposição a conteúdos impróprios, como temas maduros e complexos. No modo restrito, o feed de notícias seguinte e a opção de enviar presentes em transmissões ao vivo ficam indisponíveis.

PASSO-A-PASSO
  1. Toque no seu perfil.
  2. Clique no Menu ou nas três linhas no canto superior direito.
  3. Toque em Configurações e Privacidade.
  4. Role para baixo até Preferências de Conteúdo e então clique em Ativar para ativar o Modo Restrito do TikTok.
  5. Defina uma senha para ativar o modo restrito.
  6. Seu filho(a) adolescente precisará da senha para desativar o Modo Restrito.

Você pode aprender mais através do Guia de Pais e Responsáveis do TikTok.

2. YouTube e YouTube Music

Idade Mínima: 13 anos.

2.1. Experiência Supervisionada

O YouTube permite que pré-adolescentes e adolescentes possam acessar o aplicativo usando uma conta supervisionada. Os responsáveis só precisam vincular a própria conta à da criança antes de conceder acesso à plataforma e, em seguida, escolher as configurações de conteúdo que consideram mais adequadas.

A experiência é bem semelhante ao app e ao site principal do YouTube, com a diferença de que haverá ajustes no conteúdo que pode ser encontrado e assistido, nos recursos que podem ser usados, nas configurações padrão da conta e na limitação de anúncios. A experiência também funciona com o Family Link, que oferece controles adicionais para a família a fim de ajudar a orientar as crianças enquanto elas aprendem, brincam e descobrem no universo on-line.

COMO ATIVAR

Com uma conta supervisionada, a família define as configurações de conteúdo que limitam a exibição dos vídeos e músicas para crianças com menos de 13 anos. Também é possível usar esse tipo de conta para mudar os recursos disponíveis para esse público, as configurações padrão da conta e os anúncios exibidos.

PASSO-A-PASSO
  1. ​Inicie sessão numa das seguintes opções com a Conta Google que utiliza enquanto gestor principal da conta da criança
  2. Aceda à sua imagem do perfil 
  3. Selecione Definições
  4. Selecione Definições parentais.
  5. Selecione a criança e siga os passos seguintes.

Você pode ver mais no site do YouTube.

DEFINIÇÕES DISPONÍVEIS

O YouTube tem recursos disponíveis para ajudar a manter o bem-estar dos adolescentes que usam a plataforma:

  1. Mensagens para os adolescentes se lembrarem de fazer uma pausa

As notificações para fazer uma pausa são definidas a cada 75 minutos e são ativadas por padrão para usuários que têm entre 13 e 17 anos.

  1. As notificações avisam aos adolescentes que está na hora de dormir

Os lembretes antes de dormir são definidos para as 22h e ativados por padrão para usuários que têm entre 13 e 17 anos

  1. O próximo vídeo não começa automaticamente para adolescentes

A reprodução automática permite que outro vídeo relacionado comece automaticamente após o fim do conteúdo, mas esse recurso está desativado por padrão para usuários menores de 17 anos.

2.2 YouTube Kids

Idade Mínima: Não há, o aplicativo foi criado exclusivamente para crianças.

O YouTube Kids é um aplicativo dedicado ao público infantil. Há um controle rígido dos vídeos que podem fazer parte do aplicativo e um conjunto de controles parentais que permitem à pessoa responsável personalizar  a experiência individual da criança.

COMO ATIVAR

O app tem três configurações de conteúdo, "Pré-escolar", "Crianças menores" e "Crianças maiores", além de controles da família para ajudar a guiar a experiência de visualização das crianças. A seleção de vídeos mostrados no YouTube Kids é diversa, porém, é menor do que aparece no site principal. Esses vídeos são selecionados por uma combinação de revisão humana, playlists escolhidas por especialistas e filtragem dos algoritmos.

O YouTube Kids pode ser baixado em tablets e celulares Android, através da Google Play Store, ou no iPhone (iOS) e iPad (iPadOS), pela App Store. Há ainda a versão web que está disponível em navegadores web no computador e celular.

Se você tem uma Smart TV, vale consultar a loja de aplicativos do aparelho, pois há uma versão da plataforma para televisores inteligentes. Consoles de videogame, como Xbox e PlayStation, além de Apple TV, possuem o aplicativo do YouTube Kids. O app também pode ser espelhado na televisão via Chromecast.

PASSO-A-PASSO

O procedimento a seguir vale tanto para o aplicativo de celular do YouTube Kids quanto para a versão web da plataforma.

  1. Na tela inicial do YouTube Kids, toque em “Sou Pai/Mãe”;
  2. Informe sua idade e faça login com uma conta Google;
  3. Leia o termo de consentimento e prossiga em “Concluído”;
  4. Crie o perfil da criança com nome, idade e mês de nascimento. Toque na seta do canto inferior direito;
  5. Confirme a exibição de conteúdo por idade ou selecione outra opção de perfil;
  6. Com a configuração finalizada, toque no ícone do perfil desejado para começar a usar o YouTube Kids.

DEFINIÇÕES DISPONÍVEIS

A ferramenta permite que os pais e responsáveis definam as seguintes questões:

  1. Crie perfis individuais;
  1. Aprove o que os seus filhos podem assistir.
  1. Aprove diversas coleções de nossos parceiros confiáveis.
  1. Selecione os níveis de conteúdo com base na idade do seu filho.
  1. Limite o tempo de uso.
  2. Bloqueie um vídeo ou um canal inteiro.
  3. Acompanhe o que eles assistem.
  4. Torne o YouTube Kids livre de anúncios pagos.

3. Facebook

3.1. Configurações de Privacidade

Você pode colocar certas restrições no Facebook usando controles parentais integrados. A boa notícia é que contas registradas por adolescentes de 13 a 17 anos são automaticamente definidas como privadas, e sua localização é desativada. Se a conta do Facebook do seu filho estiver definida como privada, apenas os amigos dele e amigos dos amigos podem visualizar seu perfil.

PASSO-A-PASSO:
  1. Vá para Configurações na página de perfil do Facebook deles.
  2. Toque no ícone redondo com três pontos no centro. Escolha Privacidade do Facebook no menu.
  3. A partir daí, você pode alterar várias configurações de privacidade.
Restringir Facebook do seu filho
  1. Volte e clique em “Como as pessoas podem encontrar você no Facebook”.
  2. Isso abrirá a página de solicitações de amizade.
  3. Clique em “Quem pode enviar solicitações de amizade” e altere de “Todos” para “Amigos de Amigos”.
Restringir no Facebook quem pode ver suas postagens

Ainda em Configurações de Privacidade e Ferramentas, desça até Sua Atividade e altere “Quem pode ver suas futuras postagens” de “Público” para “Apenas Amigos”.

Mude outras configurações para “Apenas Eu”. Estas incluem:

  1. “Como as pessoas podem encontrar e contatar você.”
  2. “Como você recebe solicitações de mensagens.”
Bloqueando

Você pode bloquear usuários inapropriados se seu filho relatar pessoas ou comportamentos suspeitos.

  1. Clique em Configurações & Privacidade tocando na foto de perfil no canto superior direito.
  2. Toque em Configurações e depois em Privacidade no menu suspenso à esquerda.
  3. No menu, selecione Bloqueio.
  4. Adicione pessoas à lista de restritos, bloqueie usuários, mensagens e convites de apps. O recurso de bloqueio também pode ser utilizado para bloquear convites de eventos e páginas.
Verifique o Registro de Atividades

Uma vez que você não pode vincular sua conta à conta do seu filho, a única maneira de ver o que seu filho está fazendo no Facebook é verificar o registro de atividades deles. Vá para Configurações no perfil do seu filho > Privacidade e clique em Registro de Atividades.

Confira as postagens que compartilharam, vídeos que procuraram, histórico de pesquisa, comentários, atividades de histórias e páginas que visitaram. No entanto, você precisará da senha da conta do Facebook do seu filho.

4. Instagram

Idade Mínima: 13 anos.

4.1. Supervisão Familiar

A Central da Família é um lugar onde os pais podem ver as contas que supervisionam no Instagram e gerenciar as configurações de supervisão. A Central da Família também é vinculada à Central de Educação, onde os pais podem encontrar recursos de especialistas sobre como criar hábitos online positivos com os adolescentes.

COMO ATIVAR

Para acessar a Central da Família, visite esse site se for pai, mãe ou responsável.

É necessário que tanto o pai, mãe ou responsável quanto o adolescente configurem a supervisão para ativar o recurso. Primeiro, o adolescente ou o pai, mãe ou responsável envia um convite para supervisão. Depois, o convite deve ser aceito para a supervisão começar. Se o adolescente enviar o convite, deverá confirmar que a pessoa que o aceitou é a mesma que supervisionará a conta. Apenas um dos pais ou responsável pode supervisionar a conta dos filhos.

Para serem supervisionados, os adolescentes devem ter entre 13 e 17 anos e os pais devem ter mais de 18 anos. Tanto os adolescentes quanto os pais devem ter ou criar uma conta do Instagram para aceitar o convite de supervisão.

PASSO-A-PASSO:

Para acessar a Central da Família como pai, mãe ou responsável

  1. Para acessar o seu perfil, toque na sua foto do perfil, no canto inferior direito.
  2. Toque no menu sanduíche no canto superior direito. Em seguida, toque em Configurações e privacidade.
  3. Sob Para famílias, toque em Supervisão.

DEFINIÇÕES DISPONÍVEIS

Quando a supervisão está configurada, na Central da Família um pai, mãe ou responsável pode:

  1. Definir um limite de tempo para o tempo que o adolescente pode usar o Instagram por dia. Se o Instagram for usado em vários dispositivos, os limites de tempo se aplicam ao tempo total passado usando o Instagram.
  2. Definir intervalos programados que limitam o uso do Instagram por parte dos adolescentes durante os dias e as horas selecionados. Se o Instagram for usado em vários dispositivos, os intervalos programados serão aplicados ao acesso ao Instagram em todos eles
  3. Ver quanto tempo o adolescente está passando no app do Instagram em todos os dispositivos.
  4. Ver quanto tempo o adolescente está passando no Instagram em média em todos os dispositivos.
  5. Ver quanto tempo o adolescente passou no Instagram em cada dia específico da última semana.
  6. Ver quais contas o adolescente está seguindo.
  7. Ver quais contas estão seguindo o adolescente
  8. Ver quais contas o adolescente bloqueou.
  9. A configuração de privacidade da conta do adolescente.
  10. A configuração de conteúdo sensível do adolescente.
  11. A configuração do adolescente sobre quem pode enviar mensagens para ele.
  12. A configuração do adolescente sobre quem pode adicioná-lo a um grupo de mensagens.

Observação: adolescentes com menos de 16 anos podem precisar solicitar a aprovação dos pais para alterar qualquer uma dessas configurações. Os pais, mães ou responsáveis serão notificados no feed de atividades e, caso ativado, por notificação push, se o filho adolescente alterar alguma dessas configurações.

5. Threads

Idade Mínima: 13 anos.

A supervisão do Instagram se estenderá ao Threads quando o adolescente entrar no aplicativo. Os pais que estiverem supervisionando adolescentes no Threads receberão uma notificação de que o adolescente está logado no Threads e poderão gerenciar:

  1. Tempo no Threads
  2. Tempo gasto pelo adolescente no IG e no Threads
  3. Limites de tempo diários e intervalos programados em ambos os aplicativos
  4. Seguidores e seguidores:
  5. Conexões de seus filhos adolescentes no Threads
  6. E receber uma notificação única e recorrente quando houver atualizações nas conexões do Threads ou do Instagram
  7. Privacidade do perfil do Threads:
  8. Controle de conteúdo sensível
  9. Contas bloqueadas

Os adolescentes supervisionados no Threads poderão ver tudo o que seus pais podem ver e também compartilhar relatórios criados no Threads com seus pais.

6. Pinterest

Idade Mínima: 13 anos.

Como pais ou cuidadores de um adolescente com menos de 18 anos, você pode definir um código de acesso de quatro dígitos para bloquear determinadas configurações e fornecer orientações sobre a conta do Pinterest do adolescente. Para obter mais informações sobre como apoiar adolescentes no Pinterest, acesse os recursos para pais e cuidadores.

6.1. Código de Acesso

COMO ATIVAR

Quando estiver pronto para configurar o código de acesso, você vai criar um código de acesso de quatro dígitos e inserir seu endereço de email. Você precisará acessar este email para fazer alterações no código de acesso.

Esse código de acesso expira quando o adolescente fizer 18 anos com base na data de nascimento em seu perfil de usuário. Seu endereço de email será excluído depois que o código de acesso parental for excluído ou expirar.

PASSO-A-PASSO:
  1. Entrar na conta do Pinterest do adolescente
  2. Clique em ícone direcional de divisa para baixo no canto superior direito da tela para abrir o menu
  3. Clique em Configurações
  4. Selecione Gerenciamento de conta na navegação do lado esquerdo
  5. Clique em Adicionar código ao lado do código de acesso para pais
  6. Insira um código de quatro dígitos e seu email
  7. Clique em Definir senha
  8. Clique em Salvar

Se quiser sincronizar a conta do adolescente, precisará gerar o QR Code como "Pai/mãe" e escaneá-lo pelo celular do jovem. O vínculo será estabelecido e a conta escaneada passará a ter acesso aos dados do perfil do filho diretamente no seu próprio app, sem precisar usar novamente o aparelho dele.

Configurações bloqueadas por código de acesso

Você precisará inserir o código de acesso para editar determinadas configurações da conta do adolescente, incluindo:

  1. email
  2. Senha
  3. Visibilidade do perfil
  4. Personalização de anúncios (as configurações de privacidade e dados disponíveis para você podem depender de onde o adolescente está localizado)
  5. Mensagens
  6. @Mentions
  7. Comentários
  8. Recomendações de compras

7. Discord

Idade Mínima: 13 anos.

6.1. Central de Família

A Central da Família foi criada para ajudar pais e responsáveis na criação de métodos colaborativos que possam promover comportamentos online positivos para seus filhos.

COMO ATIVAR

Para conectar-se com seu filho adolescente, você precisa baixar o app Discord no seu celular. Em seguida, vá para a Central da Família nas Configurações de usuário para concluir a instalação. Após se conectar, você terá acesso a informações gerais sobre a atividade do adolescente no Discord.

PASSO-A-PASSO:
  1. Peça o código QR para seu filho que está na Central da Família.
  2. Escaneie o código QR com seu app do Discord.
  3. Fale para seu filho aceitar o pedido de conexão.

O que os pais conectados podem ver?

O objetivo da plataforma é manter a família informada sobre como seus filhos estão usando o Discord de forma geral. Contudo, também há o respeito a privacidade do adolescente. Por isso, os pais e responsáveis poderão ver:

  1. Amigos adicionados recentemente (nome e avatar).
  2. Servidor em que entrou ou participou.
  3. Usuários para quem enviou mensagem ou ligou em bate-papos diretos ou em grupo.

Observação: A Central de Família não compartilha o que o adolescente escreve ou fala.

Os pais terão acesso fácil às informações, por meio de um painel no app do Discord.